detalhe de foto de José António Barão Querido, alçada da tapada

Main menu:

I Forum Anual da Aliança das Civilizações

December 27, 2007

Nos próximos dias 15 e 16 de Janeiro, realizar-se-á o I FORUM ANUAL DA ALIANÇA DAS CIVILIZAÇÕES, em Madrid, no Palácio Municipal de Congressos (Campo de las Naciones, Av. de la Capital de España).

A Sessão de Abertura terá lugar no dia 15, pelas 09.00 horas, e nela intervirão o Dr. Jorge Sampaio, os Primeiros-ministros de Espanha, José Luis Zapatero, e da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon.

Neste evento participarão representantes dos Estados-membros e das organizações que fazem parte do Grupo de Amigos da Aliança das Civilizações (AoC), Fundações, académicos, líderes religiosos, empresários, organizações da sociedade civil, em especial, de jovens, etc.

Este I Fórum da AoC servirá como um laboratório de projectos novos ou de aprofundamento de outros já em desenvolvimento, de que se destacam:

  • uma “Clearinghouse” da Aliança (numa primeira fase, centrada sobre a chamada “media literacy education”, que irá catalogar os programas de media literacy e as políticas governamentais correlacionadas existentes nos quatro cantos do mundo;
  • um “Rapid Response Media Mechanism” (bolsa online de informações e materiais relacionados com o diálogo de civilizações, religiões e culturas, para servir de suporte ao trabalho dos jornalistas. Haverá uma bolsa de personalidades e peritos disponíveis para falar sobre estas questões para uso dos jornalistas, sobretudo em tempos de crise, por exemplo, o dos cartoons dinamarqueses).

Os meios de comunicação social interessados em efectuar a cobertura deste Fórum deverão proceder à sua acreditação até ao dia 7 de Janeiro, no site www.madridaocforum.org.

Para qualquer esclarecimento adicional, poderão consultar www.unaoc.org.
Lisboa, 27 de Dezembro de 2007

Programa do 1º Forum Anual da Aliança das Civilizações (2008)