detalhe de foto de José António Barão Querido, alçada da tapada

Main menu:

JORGE SAMPAIO VAI RECEBER O DOUTORAMENTO HONORIS CAUSA PELA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

January 22, 2010

JORGE SAMPAIO VAI RECEBER O DOUTORAMENTO HONORIS CAUSA PELA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Doutoramento foi proposto pela Faculdade de Direito e é um reconhecimento pela relevância nacional e internacional alcançada e pelo empenho na defesa dos valores humanos e do Direito.

O antigo Presidente da República Jorge Sampaio, que exerce actualmente os cargos de Alto Representante da ONU para a Aliança das Civilizações e de Enviado Especial do Secretário-Geral da ONU para a Luta Contra a Tuberculose, vai receber o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra, no dia 24 de Janeiro, numa cerimónia que decorrerá na Sala dos Capelos (Sala Grande dos Actos), a partir das 10H30. Será apresentante António Avelãs Nunes, cabendo a Manuel da Costa Andrade fazer o elogio do candidato e a Rui Figueiredo Marcos o elogio do apresentante. Todos são docentes da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC).

Com a atribuição deste título, a Universidade de Coimbra destaca o relevo alcançado por Jorge Sampaio em Portugal e no estrangeiro no exercício de variados cargos, como foram, além dos já referidos, os de membro do Governo, deputado, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa ou membro da Comissão Europeia dos Direitos do Homem no Conselho da Europa. É ainda reconhecida a forma como sempre defendeu os valores do Homem e do Direito, quer através da sua presença na vida social e política desde os seus tempos de estudante universitário, quer através da forma como exerceu a profissão de advogado.

A Universidade de Coimbra assinala ainda a relação de Jorge Sampaio com a FDUC, marcada pela permanente disponibilidade do novo Doutor Honoris Causa em participar em iniciativas da Faculdade, pelo empenho pessoal no processo que levará à construção da nova Biblioteca da FDUC e por diversas referências elogiosas ao trabalho desenvolvido no campo da investigação e do ensino.

Jorge Fernando Branco de Sampaio nasceu em Lisboa, em 18 de Setembro de 1939. Em 1961 licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde desenvolveu uma relevante actividade académica, iniciando uma persistente acção política de oposição à ditadura. Deu, entretanto, início a uma intensa carreira de advogado, que se estendeu por todos os ramos de Direito, tendo um papel de relevo na defesa de presos políticos no Tribunal Plenário de Lisboa. Manteve-se interventivo politicamente após o 25 de Abril, sendo eleito pela primeira vez deputado à Assembleia da República em 1979, ano em que passou também a integrar a Comissão Europeia dos Direitos do Homem no Conselho da Europa, cargo que deixaria em 1984. Foi secretário-geral do Partido Socialista entre 1989 e 1991, e ainda Presidente da Câmara Municipal de Lisboa entre 1989 e 1995. Eleito Presidente da República em 1996, foi reeleito em 2001, ocupando o cargo até 2006. Em Maio desse ano foi designado Enviado Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Luta contra a Tuberculose e, em Abril de 2007, nomeado Alto Representante para a Aliança das Civilizações. É Grande-Colar da Ordem da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito e da Ordem da Liberdade e Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. Recebeu ainda diversas condecorações estrangeiras e outras distinções, entre as quais o Prémio Europeu Carlos V.

Dadas as características da cerimónia de Doutoramento, não será permitida, após o seu início, a circulação de pessoas na Sala dos Capelos, pelo que fotógrafos e operadores de câmara que pretendam acompanhar todo o evento devem estar nos respectivos lugares, dentro da Sala, até às 10H15. Para aqueles que pretendam apenas fazer recolha de algumas imagens, estará reservada uma janela frontal para a Sala.

INFORMAÇÃO ADICIONAL

Jorge Sampaio
http://jorgesampaio.pt

A UNIVERSIDADE DE COIMBRA

A Universidade de Coimbra é uma referência incontornável no panorama do Ensino Superior em Portugal, pela qualidade reconhecida do ensino ministrado nas suas oito Faculdades e pelos avanços que tem permitido em várias áreas do conhecimento, em Portugal e no mundo.

Não só esta universidade constitui um verdadeiro ícone de Portugal no estrangeiro, como prossegue, em diversas frentes, esforços de melhoria constante que lhe permitem continuar a afirmar a qualidade do seu trabalho, em ligação com organizações multinacionais e internacionais.

CONTACTOS

Pedro Santos (assessor de Media)
Gabinete do Reitor da Universidade de Coimbra
E-mail: tp.cu.icnull@sotnas.ordep
Telefone: +351 239 859 887
Fax: +351 239 859 813
Telemóvel: +351 938 545 278
Messenger: tp.cu.icnull@sotnas.ordep
Skype: pncsantos
vcard: http://www.uc.pt/media_uc/contactos/Pedro_Santos.vcf

WWW FEEDS ETC.

Media UC
http://www.uc.pt/media_uc

Media UC no Twitter
http://twitter.com/media_uc

Coimbra, 22 Janeiro 2010
Mais…