detalhe de foto de José António Barão Querido, alçada da tapada

Main menu:

Discurso de apresentação da BD

July 24, 2008

Jorge Sampaio

Enviado Especial das Nações Unidas para a Luta contra a Tuberculose
Embaixador de Boa Vontade da CPLP para a Saúde

FÓRUM PARA QUESTÕES DA SAÚDE
DA SOCIEDADE CIVIL DA CPLP

Luís Figo e a Equipa mundial da TB

Lisboa, Centro Cultural de Belém,
24 de Julho de 2008

TÓPICOS

➢ Quis aproveitar esta ocasião para anunciar o vencedor de um concurso internacional para a criação de uma Banda Desenhada protagonizada por Luís Figo que, como sabem, é Embaixador de Boas Vontade para a Tuberculose

➢ Para além de lúdico, o propósito desta obra é pedagógico – O Livro Luís Figo e a Equipa Mundial da TB destina-se a crianças e adolescentes, ensinando-os a combater a tuberculose e a preveni-la.

➢ Espero que esta banda desenhada possa convencer os jovens de todo o mundo que, no jogo da vida, temos de vencer a partida da tuberculose. E que para a ganhar, é essencial que passem a palavra aos amigos e às famílias e os tragam a todos para a nova equipa do Figo, afirmou o Dr. Jorge Sampaio.

➢ Como disse, esta BD foi a obra vencedora de um concurso internacional em que participaram 22 artistas.

➢ Foi desenhado pelo artista Rod Espinosa com um guião fornecido pelo Stop TB Partnership. Espinosa irá receber um prémio de cerca de 3.150 euros (5 mil dólares) e, ao mesmo tempo, terá a oportunidade de exibir o seu livro no Festival Internacional da Amadora – Portugal, que se realizará de 24 de Outubro a 9 de Novembro de 2008, assim como no Festival Internacional de Banda Desenhada 2009, em Angoulême (França), de 29 de Janeiro a 1 de Fevereiro de 2009.

➢ A distribuição mundial deste livro de banda desenhada terá início em Setembro com a ajuda de diversos parceiros. Inicialmente, a tradução irá ser feita em oito idiomas – árabe, chinês, inglês, francês, hindu, português, russo e espanhol.

➢ Foi com muito prazer que conseguimos fazer algumas cópias de pré-publicação em português, para as distribuir aqui hoje.

➢ A terminar, deixem-me apenas que lhes recorde que a tuberculose é uma doença infecciosa que se pode prevenir e curar, embora se estime que, todos os anos, mais de 9 milhões de pessoas a contraem e que 1,7 milhões de pessoas morrem com esta doença.

➢ Podemos todos contribuir para acabar com esta chocante realidade. É um imperativo humanitário.