detalhe de foto de José António Barão Querido, alçada da tapada

Main menu:

Globalização trouxe diversidade cultural e novas oportunidades

April 22, 2008

Jorge Sampaio, Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações, afirmou hoje que a globalização tem o risco da uniformidade, mas trouxe oportunidades.

 

«Há o risco da uniformidade, mas nunca foi tão grande a diversidade e a vontade de perceber o outro. A globalização trouxe oportunidades», disse o ex-Presidente da República.

«Não tenho uma visão tão negativa sobre a uniformidade, esse risco existe. Mas mostra também que há uma grande atenção a tudo o que é diverso, até pela força das coisas e das migrações. A diversidade é aqui uma oportunidade», acrescentou.

Jorge Sampaio falava à margem da reunião dos secretários gerais e executivos dos espaços linguísticos da lusofonia, francofonia e hispanofonia, a decorrer hoje em Lisboa.

No seu discurso aos participantes, Sampaio afirmou que a língua não está no âmbito da Aliança das Civilizações (AC), «mas envolve todos os seus domínios» que são a educação, juventude, migrações e os media.

«A diversidade linguística faz parte dos pressupostos temáticos da Aliança», afirmou Jorge Sampaio.

O alto representante da ONU, que fez questão de expressar-se em espanhol e francês no seu discurso, propôs às organizações reunidas em Lisboa que lhe apresentem as suas propostas.

«Apresentem propostas concretas susceptíveis de auxiliar os Estados membros da Aliança a desenvolver políticas linguísticas adequadas, no âmbito dos planos nacionais de diálogo inter cultural», disse Sampaio.

Em Lisboa estão reunidos representantes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), da Organização Árabe para a Educação, Cultura e Ciência (ALECSO), a União Latina, o Secretariado-geral Ibero-americano e a Organização Internacional da Francofonia (OIF).

Esta é a sétima reunião deste bloco que representa três comunidades falantes diferentes.

Hoje à tarde, o debate incidirá sobre a diversidade de expressões culturais, as indústrias culturais, os contributos para um banco terminológico multi-linguistico e ainda o ano internacional das línguas, que se celebra este ano.

Lusa / SOL

[original em: http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=90119]