detalhe de foto de José António Barão Querido, alçada da tapada

Main menu:

Bruxelas, 13 Nov

November 13, 2007

O Dr. Jorge Sampaio irá deslocar-se a Bruxelas, no próximo dia 13 de Novembro, na sua qualidade de Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações, onde participará em dois grupos de trabalho da PESC (Política Externa e de Segurança Comum), a convite da Presidência Portuguesa da UE e dos respectivos grupos.

No primeiro Grupo de Trabalho, dedicado às relações entre a UE e as Nações Unidas, o Dr. Jorge Sampaio abordará, essencialmente, duas questões:

  • Por que é que a Aliança pode contribuir para adaptar o sistema das Nações Unidas aos novos desafios de segurança do século XXI?
  • Como é que a Aliança se poderá transformar numa iniciativa sustentável para uma parceria global para a paz?

No segundo Grupo de Trabalho, que conta, para além dos Estados-membros da UE, com os dez Estados-membros do EUROMED, o Dr. Jorge Sampaio abordará a questão do papel da Aliança no âmbito da luta contra o terrorismo.

Nesta intervenção, o Dr. Jorge Sampaio debruçar-se-á, igualmente, sobre a importância da Parceria Euro-Mediterrânica para a própria Aliança das Civilizações, que se centra na questão das relações entre o chamado “Ocidente e o Islão”.

Para qualquer esclarecimento, poderá ser contactada Aurélia Martins (917593269) ou Helena Barroco (917776309).