detalhe de foto de José António Barão Querido, alçada da tapada

Main menu:

PRÉMIO NORTE-SUL DO CONSELHO DA EUROPA – Dossier de Imprensa

March 16, 2009

leftimagedefault_en-coe_logo60e_250_119_q-1

Centro Norte-Sul do

Conselho da Europa

 

DOSSIER DE IMPRENSA

PRÉMIO NORTE-SUL DO CONSELHO DA EUROPA
16 de Março de 2009

Índice

1. Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa 3

2. Centro Norte-Sul do Conselho da Europa 4

3. Perfil de Rania Al Abdullah 5

4. Perfil de Jorge Sampaio 7

5. Contactos 9

1. PRÉMIO NORTE-SUL DO CONSELHO DA EUROPA

O Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa é entregue todos os anos, desde 1995, a duas personalidades, que se tenham destacado pelo seu trabalho na protecção dos Direitos Humanos e no fortalecimento das relações Norte-Sul.

O Júri do Prémio Norte-Sul é constituído pelos membros do Bureau do Centro Norte-Sul e pelo Secretário-geral do Conselho da Europa, sob a égide do Presidente do Conselho Executivo do Centro Norte-Sul.

Entre 1995 e 2008, o Prémio foi entregue a 26 individualidades entre as quais se destacam algumas bem conhecidas do público português: Peter Gabriel, Danielle Mitterrand, Graça Machel, Emma Bonino, Mário Soares, Xanana Gusmão, António de Almeida Santos, Bob Geldof, Simone Veil e Kofi Annan.

Este ano, o Prémio é entregue a Rania Al Abdullah, Rainha da Jordânia, e a Jorge Sampaio, Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações, numa cerimónia que se realiza na Sala do Senado da Assembleia da República, em Lisboa, no dia 16 de Março, às 16 horas e 30 minutos.

Esta cerimónia oficial, organizada pelo Centro Norte-Sul do Conselho da Europa em cooperação com a Assembleia da República, conta com a presença de Sua Excelência o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, o Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, a Secretária-Geral Adjunta do Conselho da Europa, Maud de Boer-Buquicchio, o Presidente da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, Lluís Maria de Puig e o Presidente do Conselho Executivo do Centro Norte-Sul, Claude Frey.

2. CENTRO NORTE-SUL DO CONSELHO DA EUROPA

O Centro Norte-Sul do Conselho da Europa, com sede em Lisboa, foi criado em Maio de 1990 com o objectivo de sensibilizar a opinião pública para a diversidade e complexidade das relações entre a Europa e os países do Sul.

A actividade do Centro centra-se na sensibilização dos cidadãos europeus para as questões de interdependência mundial e para a importância de promover políticas de solidariedade, em conformidade com os objectivos e princípios do Conselho da Europa: Defesa dos Direitos do Homem; Promoção dos Valores Democráticos e Reforço da Coesão Social.

Conhecido como a “janela” do Conselho da Europa para o mundo, o Centro organiza debates e cursos de formação, coordena estudos e estabelece networks no sentido de facilitar o diálogo entre os povos, em particular entre a Europa e os países da bacia do Mediterrâneo e da África sub-sahariana.

A atribuição anual do Prémio Norte-Sul é uma das actividades do Centro com maior mediatismo.

3. PERFIL DE RANIA AL ABDULLAH
Rania Al Abdullah nasceu em 1970, no seio de uma família palestiniana oriunda da localidade de Tulkarm, na Cisjordânia, que se mudou para o Kuwait à procura de melhores condições de vida. Recebeu uma educação ocidental no Kuwait. Formou-se em Administração de Empresas, na American University do Cairo, em 1991.
Em 1990, Rania e a sua família mudaram-se para a Jordânia; aí trabalhou num banco e na empresa Apple Computer. Em 1993, conheceu o príncipe Abdullah II bin al-Hussein, filho do rei Hussein, com o qual casou, nesse mesmo ano. No dia 9 de Fevereiro de 1999, Abdullah II bin al-Hussein e Rania Al Abdullah foram coroados reis da Jordânia.
A rainha Rania tem dedicado uma parte importante da sua acção social ás causas das crianças e das mulheres pobres da Jordânia, através de instituições das quais foi fundadora como a Jordan River Foundation e a Dar al-Aman. As suas actividades abrangem temas como educação, saúde, direitos, segurança e ambiente, entre outros. A melhoria da qualidade de vida da unidade familiar, incluindo a protecção das crianças contra a violência, o desenvolvimento infantil, a valorização da excelência, criatividade e inovação na educação, o desenvolvimento de projectos geradores de receitas e as boas práticas no domínio da micro-finança, têm sido temas centrais nas actividades promovidas pela rainha. O diálogo intercultural e a promoção de uma maior compreensão, tolerância e aceitação em todo o mundo têm também estado presente em todas as acções sociais.
A rainha Rania da Jordânia fundou a Jordan River Foundation (JRF), em 1995, uma organização não-governamental, que trabalha projectos socioeconómicos para melhorar a subsistência de famílias e comunidades, através da emancipação das mulheres e do desenvolvimento dos seus conhecimentos e habilidades na produção artesanal e empresarial.

Em 1998, supervisionou o lançamento do JRF’s Child Safety Program (JRF), cujo objectivo é dar resposta às necessidades imediatas das crianças em risco de abuso e adoptar uma campanha de longo prazo para aumentar a consciência pública para os problemas que resultam da violência infantil. Dar Al-Aman, o primeiro Centro de Segurança Infantil na região árabe, criado pelo JRF, começou a funcionar em Agosto de 2000, oferecendo protecção e reabilitando crianças maltratadas e negligenciadas.

A organização JRF trabalha também projectos geradores de rendimentos, incluindo Jordan River Designs, Wadi Al-Rayan, e Bani Hamida. Estas iniciativas ajudam as mulheres na criação de novas fontes de rendimento para apoiar as suas famílias, fornecendo-lhes ferramentas para a tomada de decisões dentro das respectivas unidades familiares e qualificando-as para que possam contribuir para a economia jordana.
A National Team for Family Safety (NCFA) foi fundada e presidida por Rania Al Abdullah, em 2000, para proteger mulheres e crianças, em particular, da violência doméstica e dos abusos, e para estabelecer uma política unificada sobre a prevenção e gestão dos casos de abuso.
Ainda no âmbito da NCFA, a rainha Rania promoveu o desenvolvimento das actividades do Ministério da Educação (MOE) na Jordânia e a introdução de um programa nacional de desenvolvimento da infância.

Madrasati (Minha Escola) é outra iniciativa público-privada fundada pela rainha, que visa a recuperação das escolas públicas da Jordânia. A primeira fase da iniciativa, lançada em Abril de 2008, incidirá sobre a reconstrução das infra-estruturas degradadas em cerca 500 escolas no país.

Em Janeiro de 2007, no Fórum Económico Mundial, em Davos, Rania Al Abdullah foi nomeada Defensora Eminente da Unicef, em reconhecimento do compromisso de criar um mundo melhor para as crianças. Foi também nomeada pela Organização Árabe do Trabalho Presidente Honorária da Comissão dos Assuntos Trabalhistas das Mulheres Árabes e é Presidente Honorária da Jordânia para a Operação Sorriso.

4. PERFIL DE JORGE SAMPAIO

Jorge Fernando Branco de Sampaio nasceu em 1939, em Lisboa. Licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa, em 1961, tendo dedicado parte da sua vida à advocacia. A sua intervenção cívica e política emergiu no Movimento Académico dos anos 60. Foi Presidente da Associação Académica da Faculdade de Direito, em 1960-61, e Secretário-geral da Reunião Inter Associações Académicas, em 1961-62. Manteve uma intensa intervenção cívica, que se estendeu também à sua actividade profissional, participando activamente nos movimentos políticos que precederam o 25 de Abril de 1974.

Após a revolução exerceu os vários cargos públicos, nomeadamente o de Secretário de Estado da Cooperação Externa, deputado à Assembleia da República, membro do Conselho de Estado, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e Presidente da República. Entre 1979 e 1984, enquanto membro da Comissão Europeia dos Direitos do Homem no Conselho da Europa, desenvolveu um importante trabalho na defesa dos Direitos Fundamentais da pessoa humana.

Entre 1996 e 2006, os mandatos como Presidente da República foram marcados pela valorização de temas essenciais para o desenvolvimento da sociedade portuguesa: educação, ensino superior e ciência, formação profissional, inovação empresarial e sociedade da informação, saúde e toxicodependência, desenvolvimento local, pobreza, exclusão social e cidadania, entre outros.

A promoção da língua portuguesa e o estreitamento das relações entre os PALOP e o Brasil foram linhas de força da sua acção enquanto Presidente da República. Acompanhou o processo de transição de Macau e teve reconhecido contributo na independência de Timor-Leste. Promoveu a criação da COTEC (Associação Empresarial para a Inovação) de que foi um dos fundadores e principais protagonistas. Esta associação visa a promoção da competitividade das empresas que actuam em Portugal, através da difusão de novas atitudes e práticas de inovação empresarial, fomentando, ainda, uma estreita relação entre as instituições de I&D nacionais e as congéneres internacionais da COTEC.

Actualmente, integra o Conselho de Estado e exerce altos cargos internacionais, nomeadamente o de Enviado Especial para a luta contra a Tuberculose, designado pela ONU.

Em Abril de 2007, foi nomeado Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações. Com uma postura cívica de excepção, mantém na sua intervenção pública uma atitude deliberada de incentivo à participação dos cidadãos, realçando os direitos dos povos e dos indivíduos. O seu consistente percurso testemunha uma enorme estatura humanística, intelectual e política.

5. CONTACTOS

CENTRO NORTE-SUL
Avenida da República 15 – 4º
1050-185 Lisboa
Tel: 21 358 40 30
Fax: 21 358 40 37
Website: www.nscentre.org
E-mail: tni.eocnull@ofnicsn

Director
Denis Huber
tni.eocnull@rebuh.sineD
Coordenadora do Evento
Fifi Benaboud
tni.eocnull@duobaneb.ifif

Assistente
GABINETE DE COMUNICAÇÃO
JERVIS PEREIRA
R. Joshua Benoliel, nº 6, 5º C
1250-133 Lisboa
Tel: 213 808 512
Fax: 213 808 499
www.jervispereira.pt

Directora-Geral:
Rosário Louro
tp.arierepsivrejnull@oruol.oirasor

Assessora de Imprensa
Vera Carrondo
tp.arierepsivrejnull@odnorrac.arev

Mónica Mendes
tni.eocnull@sednem.acinom