detalhe de foto de José António Barão Querido, alçada da tapada

Main menu:

Figo – Embaixador para a Luta contra a Tuberculose

January 23, 2008

A Parceria STOP TB i anunciará, no próximo dia 24, em Milão, a nomeação de Luís Figo como Embaixador para a Luta contra a Tuberculose.

Através da sua fama e popularidade mundiais, Figo contribuirá para o melhor conhecimento da tuberculose (TB) e a necessidade de a combater. Esta doença ceifa, diariamente, 4.400 vidas humanas.

“A tuberculose é uma das faltas mais injustas no jogo da vida”, disse Figo aquando do anúncio da sua nomeação. “Estou grato à Parceria STOP TB por me ter dado a oportunidade de ajudar a proteger as pessoas contra esta terrível doença”.

A tuberculose é uma pandemia infecciosa que se pode prevenir e curar. As pessoas infectadas com a bactéria da TB podem transmiti-la quando tossem. Em 2005, 8.8 milhões de pessoas contraíram esta enfermidade e 1.6 milhões perderam a vida. Se a doença for detectada cedo, e as pessoas iniciarem e terminarem o seu tratamento, não só podem curar-se, como não a transmitem aos outros.

Para assinalar a sua nomeação, a Parceria STOP TB lança um concurso para a criação de um livro de banda desenhada, que terá Luís Figo como personagem principal. Com este projecto pretende-se que as crianças e os jovens conheçam a TB, divertindo-se. Marcos Espinal, Secretário Executivo da Parceria STOP TB, disse: “Estamos muito reconhecidos ao Luís Figo por jogar por esta iniciativa, que poderá salvar muitas vidas se os jovens apreenderem as mensagens transmitidas na banda desenhada e as partilharem com os mais velhos.

As candidaturas ao concurso deverão ser entregues até ao dia 10 de Abril de 2008 e consistirão na concepção de um livro de banda desenhada, usando um script facultado pela Parceria STOP TB. O vencedor do concurso – que é aberto a todas as pessoas com idade superior a 18 anos – ganhará um prémio monetário no valor de US$ 5.000.

O livro será publicado pela Parceria STOP TB para distribuição mundial e será apresentado no Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora (Portugal) – de 24 de Outubro a 9 de Novembro de 2008 – e no Festival Internacional de Banda Desenhada 2009, em Angoulême (França).

Figo cederá também a sua imagem e mensagens pessoais para a luta contra a tuberculose, que serão difundidas em outdoors, numa campanha que será lançada em Março.

Esta iniciativa partiu de Jorge Sampaio, que estabeleceu os primeiros contactos com Luís Figo e acompanhou de perto a preparação de toda a campanha.

Figo manifestou, de imediato, a sua total disponibilidade, o que vem ao encontro de uma das suas preocupações – a defesa de causas sociais. Como é sabido, o jogador fundou, em Março de 2003, a Fundação Luís Figo, que tem por objectivo contribuir para a criação de condições e oportunidades para as crianças e jovens desfavorecidos, ajudando-os a desenvolver o seu potencial através do desporto.

Para mais informações:

  • Helena Barroco, Assessora do Dr. Jorge Sampaio, Lisboa
    + 351 21 393 14 40; telemóvel + 351 91 777 6309, email: tp.obactennull@ocorrabh
  • Judith Mandelbaum-Schmid, Communications Officer, Parceria Stop TB
    +41 22 791 29 67, telemóvel +41 79 254 6835, email: tni.ohwnull@jdimhcs
  • Vittorio Cammarota, Celebrities and Special Events Officer, Parceria Stop TB
    +41 22 791 5549, telemóvel +41 79 50 90 646, email: tni.ohwnull@vatorammac

Consulte as regras do concurso e apresentação de candidaturas estão disponíveis no site www.stoptb.org/figo

Visite o site www.stoptb.org

i Parceria, com o patrocínio da OMS – Organização Mundial de Saúde, que reúne mais de 600 organizações; países; grupos de doentes; doadores dos sectores público e privado e organizações governamentais e não-governamentais, que trabalham em conjunto para eliminar a TB.

Lisboa, 23 de Janeiro de 2008