detalhe de foto de José António Barão Querido, alçada da tapada

Main menu:

Viagem ao Brasil

December 4, 2007

O Dr. Jorge Sampaio deslocar-se-á ao Rio de Janeiro, de 7 a 9 de Dezembro, na dupla qualidade de Alto Representante das Nações Unidades para a Aliança das Civilizações e de Enviado Especial para a Luta contra a Tuberculose. No próximo dia 7:

  • Visitará o Posto de Controlo da Tuberculose na Comunidade da Rocinha.
    A Rocinha é a maior favela do Rio de Janeiro. Nela registam-se, aproximadamente, 900 novos casos de tuberculose por ano. Naquele posto de controlo, que resulta de uma parceria entre a Prefeitura e a Igreja, aplica-se o DOTS – Directly Observed Therapy, a estratégia recomendada pela Organização Mundial de Saúde, que consiste na observação directa, pelos profissionais de saúde, da tomada de medicamentos pelo doente, por forma a evitar o abandono.
  • Intervirá no “Seminário sobre a Cooperação Internacional da FIOCRUZ em África na área da Saúde e da Tuberculose” e visitará o Campus desta instituição (que possui 800.000 m2), nomeadamente o “Biomanguinhos” – Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos”.
    A FIOCRUZ – Fundação Oswaldo Cruz completou, este ano, 107 anos na pesquisa e desenvolvimento tecnológico em saúde.

No dia 8, fará uma intervenção na Sessão de Abertura da Conferência Internacional “Aliança das Civilizações, Interculturalismo e Direitos Humanos”. Também participarão o Presidente da República Federativa do Brasil e o ex-Presidente Mohammad Khatami, entre outros.

Lisboa, 4 de Dezembro de 2007